Serra da Rocinha: uma rodovia bioceânica e estratégica para o Mercosul

A rodovia federal que liga os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é estratégica e fundamental para o fortalecimento da integração brasileira via Mercosul

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O turismo e o desenvolvimento regional do Sul de Santa Catarina passam pela finalização das obras da BR-285, a conhecida Serra da Rocinha . Mas a importância da rodovia vai além disso.

A rodovia federal que liga os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul é estratégica e fundamental para o fortalecimento da integração brasileira via Mercosul, principalmente pelo seu forte potencial turístico e econômico.

A BR-285 tem 744,3 quilômetros de extensão entre Araranguá e São Borja (RS), na fronteira com a Argentina, onde se conecta com a Ruta Nacional 14 por meio da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai.

A BR-285 se tornará uma rodovia bioceânica, pois ligará Brasil, Argentina e o litoral do Chile, que é banhado pelo Oceano Pacífico.Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) responsável pelas obras, nos 22 quilômetros do lote catarinense, os trabalhos estão com mais de  90% concluídos.
Foram entregues em outubro de 2020 o contorno e a travessia urbana de Timbé do Sul, totalizando nove quilômetros de pista asfaltada, e duas pontes. Na Serra da Rocinha, oito dos 13 quilômetros já contam com pavimento rígido de concreto e barreiras de segurança.RIO GRANDE DO SUL Pelo lado do Rio Grande do Sul, em novembro do ano passado , o DNIT lançou um edital para retomada das obras do lote 2 da BR-285, em São José dos Ausentes, na Região dos Campos de Cima da Serra.
A licitação – por meio de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) – contempla a elaboração dos projetos básico e executivo e a conclusão dos serviços remanescentes da rodovia federal.
A empresa Planaterra-Terraplenagem e Pavimentação Ltda,  venceu o edital que prevê a continuidade da implantação e pavimentação de 8,47 quilômetros da rodovia e de duas interseções, localizadas nos km 34,6 e km 36,9.
Ainda serão construídos dois viadutos para a passagem de fauna e uma ponte sobre o Rio das Antas.Ainda pelo lado catarinense, falta a liberação oficial de recursos da ordem de R$ 15 milhões do orçamento do governo federal para complementação das obras finais .
A expectativa de conclusão geral da rodovia nos dois estados é para o final do ano que vem.  Uma obra que, sem dúvida, vai continuar sendo acompanhada de perto , fiscalizada e cobrada também pelo Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul-UPM.
Foto e ilustração – Divulgação .
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