Parlasul promove integração marítima, terrestre e ferroviária no Mercosul
No dia 18 de outubro último, o Fórum de Integração do Transporte Marítimo, Terrestre e Ferroviário do MERCOSUL, esteve reunido com autoridades governamentais, entidades de planejamento, empresas ferroviárias e representantes sindicais, que analisaram a Integração dos sistemas fluvial-marítimo e ferroviário, para buscar uma agenda de trabalho conjunto que permita fortalecer a logística ferroviária entre os países do MERCOSUL.
O evento foi realizado na Câmara dos Deputados do Congresso da Nação Argentina, em Buenos Aires, organizado pela Comissão de Infraestrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do MERCOSUL – Parlasul , com o apoio do governo argentino.
Durante o encontro , a Vice-presidente da Argentina no PARLASUL, Parlamentar Cecilia Britto, informou sobre o andamento do projeto do Corredor Bioceânico e acrescentou a importância de “coordenar todos os setores para que tudo isso deixe de ser um projeto e o MERCOSUL se torne uma realidade bioceânica”.
Da mesma forma, o Parlamentar Gustavo Penades, Vice-presidente do PARLASUL pelo Uruguai, destacou o trabalho da Comissão de Infraestrutura, uma vez que “é uma comissão que tem procurado cumprir a missão do PARLASUL, a necessidade de avançar em fatos concretos que permita um MERCOSUL que traga benefícios para todos os cidadãos do bloco”.
O Parlamentar do MERCOSUL Nelson Trad (Brasil) destacou que “existe uma disposição política do governo brasileiro para tocar esse projeto [corredor bioceânico]. Os custos de transporte diminuíram em até 40%”. O Fórum foi encerrado com um debate de um painel de representantes do transporte fluvial-marítimo, portos e sindicatos, moderado por Mariano Álvarez Wagner, Secretário Executivo da Hidrovia Paraguai-Paraná.
( Fonte: Parlasul- – seccomunicacion@parlamentomercosur.org.)