Documentação digital única no Mercosul e Corredor Bioceânico na pauta da missão do Bloco Brasileiro da UPM ao Uruguai

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O Presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares do Mercosul – UPM, deputado Ivan Naatz (PL) coordenou missão da diretoria e integrantes do colegiado no período de 10 a 13 de maio de 2023, em visita e reunião à sede do Parlamento do Mercosul – Parlasul, em Montevideo, Capital do Uruguai.

Entre os principais assuntos pauta, a ampliação das relações bilaterais na área legislativa -política, principalmente a questão da necessidade de documentação única digital entre os países do Mercosul, tema que foi objeto também de reunião com Cônsul-Adjunto no Uruguai Gustavo Heyse Marquetti, e será ampliado  por meio de encontros e seminários nos próximos meses, tendo em vista atender as necessidades de melhoria e livre circulação nas fronteiras entre os países integrantes do bloco.

Em reunião também na sede administrativa da União dos Parlamentares do Mercosul – UPM, com o Secretário-Executivo da entidade, Henrique Arezzo ficou demonstrada a preocupação dos deputados brasileiros com a dificuldade atual da aceitação dos documentos digitais nas aduanas e áreas de fronteira, apesar dos recentes acordos entre os países integrante do blocos neste sentido, incluindo as relações comerciais.

CORREDOR BIOCEÂNICO – Na missão ao Parlasul, a comitiva do Bloco Brasileiro da UPM também tomou conhecimento  e debateu o andamento das primeiras obras viárias no sentido de tornar realidade o chamado Corredor Bioceânico, um mega-projeto de infraestrutura rodoviária do Mercosul e que tem o objetivo de ligar a costa do Oceano Pacífico no Chile com a costa atlântica no Brasil, com cerca de 2.200 quilômetros. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 pelos governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Chile para ligar os portos localizados no Oceano Pacífico ao porto da cidade brasileira de Santos.

O presidente do Bloco Brasileiro, deputado Ivan Naatz (PL-SC) destacou que esta nova rota de integração dos centros de distribuição de mercadorias deve encurtar em até oito mil quilômetros a distância percorrida hoje no transporte de cargas internacionais e, assim, reduzir os custos gerando novas oportunidades de negócios para toda a região envolvida. Atualmente, a única interligação entre os dois oceanos é por meio do Canal do Panamá.

* Em 15-05 – 23* Fotos anexas: divulgação

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