Como resultado da missão de estudos e intercâmbio a Washington, coordenada pela União Interamericana de Parlamentares-Unipa, em setembro último, a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa aprovou requerimento para a realização de evento voltado à aproximação do Banco Mundial e com os municípios catarinenses. O evento será promovido em conjunto com a Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do MERCOSUL.
Conforme o autor do requerimento, deputado Neodi Saretta (PT), o objetivo é apresentar aos consórcios, associações e municípios as oportunidades de linha de crédito disponibilizadas pela instituição financeira com sede nos EUA. “Acho importante termos esse evento, principalmente para discutirmos a busca de recursos para obras de infraestrutura”, justificou o deputado.
Já o presidente da Unipa, deputado Ivan Naatz (PL) lembrou da importância da missão da entidade, com deputados associados de diversos estados do país, à sede do Banco Mundial. “Há um desejo do banco em abrir linhas de crédito para os municípios catarinenses e o evento servirá para ampliar as informações neste sentido, assim como também estamos procurando sempre ampliar nossas relações de intercâmbio, parlamentar e troca de experiências”, afirmou.
OEA – Na ocasião, além de universidades inclusivas, os deputados também visitaram a Organização dos Estados Americanos (OEA), e iniciaram tratativas para a assinatura de um termo de cooperação entre a Escola do Legislativo da Alesc e a Escola de Governo da OEA.
“Os EUA nos enxergam como grande parceiro comercial. 17% das nossas exportações no primeiro semestre foram para lá. Agora, este evento, pode abrir novos caminhos e possibilidades de investimentos para nosso estado”, destaca o presidente da Comissão de Relacionamento Institucional, das Relações Internacionais e do MERCOSUL da Alesc, deputado Fernando Krelling .(Mdb).
Foto: Comissão de Assuntos Municipais da Alesc debateu importância do intercâmbio parlamentar. (Divulgação).