Brasil e Espanha buscam avanço para acordo Mercosul- União Europeia

0
50

Ao contrário da França, a Espanha parece estar propensa a aceitar e ajudar a agilizar a oficialização do acordo Mercosul -União Europeía.

Pelo menos, é o que ficou constatado durante a visita oficial do presidente espanhol Pedro Sánchez, ao Brasil, neste último dia 6 de fevereiro. Durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram assinados acordos bilaterais nas áreas de comunicações; ciência, tecnologia e inovação; administração pública e saúde. Lula e Sánchez manifestaram a intenção de ampliar as relações políticas, comerciais e de investimentos, inclusive, avançar nas negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

Segundo declarou Sánchez, a Espanha não representa problemas para a celebração do acordo, que espera que entre em vigor em breve. Ele acredita que, após a guerra na Ucrânia, que teve impacto no abastecimento energético da Europa, os países europeus aprenderam a lição de que necessitam para diversificar e encontrar novas parcerias comerciais.

Lula ressaltou que uma das travas para a finalização do acordo Mercosul-UE vem da França, que é protecionista em termos de interesses agrícolas. “Não é mais questão de querer, ou de gostar, nós precisamos, politicamente, economicamente e geograficamente, de fazer esse acordo e dar sinal para o mundo de que precisamos andar para a frente”, afirmou Lula.
Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países. O acordo cobre temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória, como serviços, compras públicas, facilitação de comércio, barreiras técnicas, medidas sanitárias e fitossanitárias e propriedade intelectual.

 

(Com informações da Agência Brasil). * Março 2024
*Foto: (Divulgação – Pedro Stuckert)

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui