Novo presidente do Paraguai negociará revisão do Tratado da Usina de Itaipu com o Brasil

0
205

Santiago Peña, do Partido Colorado, foi eleito neste dia 30 de abril último, com 43,5% dos votos o novo presidente do Paraguai ao derrotar, Efraín Alegre, do Partido Liberal, que teve 27,6%. A eleição no país vizinho tem uma especial importância para o Brasil em razão da revisão neste ano do Tratado da Usina de Itaipu.

As negociações envolvem as regras que definem a tarifa de energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu, na fronteira com o Brasil. O tratado firmado entre os dois países fez 50 anos em março e por isso, uma parte dele, o chamado anexo C, terá que ser revisto neste ano. Segundo o tratado, tudo que é gerado pela usina é dividido meio a meio, mas o Paraguai não consome toda a sua parte.

O que está em jogo é, portanto, o que será feito com esse excedente, vendido ao Brasil sem gerar lucros de acordo com o documento atual. Serão discutidos, principalmente, os componentes que definem o seu preço, repassado aos brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Uma parte importante desse valor correspondia à dívida contraída para a construção da hidrelétrica, que representava 64% dos gastos da usina em 2021. Em fevereiro, porém, depois de cinco décadas, o compromisso foi quitado e os custos caíram, mais um motivo para a revisão do acordo.

As negociações estão previstas para começarem em agosto, mês da posse do novo mandatário. Itaipu fornece cerca de 86% da eletricidade utilizada pelo Paraguai, enquanto no Brasil essa porcentagem é de 8%, segundo a hidrelétrica. Ela foi a responsável pelo vertiginoso crescimento do país entre 1974 e 1982, quando cerca de 30 mil operários trabalharam nas obras, e chegou a reverter a emigração na época.

Analistas internacionais do Mercosul, tem afirmado que o que acontecerá em agosto após a posse, nos gabinetes diplomáticos, colocará em jogo também algo muito maior: o futuro das relações energéticas no Cone Sul, sendo que Itaipu pode definir as bases para um mercado regional integrado.

• Maio 2023 – Foto : O economista Santiago Peña é o novo presidente do Paraguai

( Divulgação – Jorge Saenz – AP)

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui