Comitiva do Bloco Brasileiro da UPM- se reúne com Parlamento Estadual e sistema de transporte público de Genebra

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No encerramento de sua agenda de intercâmbio e estudos na missão internacional a Europa, a comitiva de deputados estaduais do bloco brasileiro da UPM manteve, nesta sexta-feira última ( 25) reunião de intercâmbio e estudos com a direção do Parlamento Estadual e da empresa estatal Transporte Público de Genebra ( TPG) na Suiça .

No Parlamento do Estado de Genebra , a comitiva esteve reunida com presidente do legislativo , chamado oficialmente de Grande Conselho, deputado Diego Esteban, e com a deputada e prefeita da cidade- comunidade de Chene Bourg, Beatriz de Candolle, de origem brasileira. O Legislativo é formado por 100 deputados, eleitos por voto partidário em lista e representam 50 municípios do Estado, atuando de forma paralela com suas profissões originais para um mandato de cinco anos ,e , praticamente sem prerrogativas políticas ou de foro especial. ” O sistema parlamentar da Suiça é referencia em termos de representatividade popular regional e de controle da econômia e recursos públicos. Por isso , a troca de informações é importante para subsidiar o nosso processo legislativo, em que pesem as diferenças culturais e históricas”, destacou o presidente do bloco brasileiro da UPM- deputado Ivan Naatz, após o encontro.

Na reunião com a direção da empresa Transporte Público de Genebra ( TPG) o tema central foi a grande experiência referencial para a Europa e para o mundo do sistema de mobilidade urbana da cidade e Estado. Durante o encontro, a presidente do Conselho de Administração da empresa Anne Hornung Soukup e sua equipe técnica explicaram a metologia e o sistema de funcionamento da rede de transporte público integrada por ônibus e bondes elétricos, bem os novos investimentos em ampliação e sustentabilidade ambiental envolvendo ainda o
gerênciamento de estacionamentos públicos e ciclovias da cidade.

O sistema de transporte tem o diferencial de ser o primeiro do mundo a ser implantado de forma integrada e regional entre dois países, já que parte dos 282 km2 de extensão da cidade de Genebra faz fronteira com a França. O movimento só nestas áreas é de 640 mil pessoas por dia, mais que o dobro da população da cidade, em torno de 300 mil habitantes. Os novos investimentos no sistema que incluí ainda conectividade com a rede de transporte de trens, prevem que até 2030, a frota de 450 veículos seja totalmente movida a energia elétrica. Hoje são 50%.
“Existe uma cultura e uma legislação favorável ao transporte público na Europa, mas muitas práticas e inovações podem servir de base para melhorar o nosso sistema brasileiro de mobilidade, incluindo Santa Catarina. Vamos continuar ampliando este intercâmbio”, observou Ivan Naatz.

A comitiva de deputados do bloco brasileiro também manteve contato com a direção e integrantes do Conselho de Cidadania Brasil – Suiça, que solicitou apoio e parceria em projetos de fortalecimento da entidade.

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