A direção do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul-UPM promoverá no mês de dezembro nova viagem de estudos políticos e de intercâmbio parlamentar, desta vez para Santiago, Capital do Chile. O objetivo é ampliar cada vez mais o conhecimento e a troca de experiências com os países da América Latina no sentido também da busca de subsídios para projetos e ampliação de debates em torno de questões e objetivos comuns como na área de mobilidade urbana, saúde pública e fortalecimento da representatividade parlamentar, segundo revela o presidente do bloco, deputado Ivan Naatz (PL-SC).
O período da viagem será de 6 a 9 de dezembro e a programação prevê visita e reunião no Congresso Nacional do Chile sobre os aspectos e repercussões legais e políticas do plebiscito que rejeitou a proposta da nova Constituição Federal chilena. Também reunião na prefeitura de Santiago para conhecer o sistema de mobilidade urbana, transporte terrestre e marítimo, já que a Capital chilena está entre as principais cidades do mundo que adotou o Optibus – uma plataforma digital para programação, planejamento, escala e operacionalização do transporte de massa, potencializada por inteligência artificial e atendendo 16, 6 milhões de passageiros por mês.
Ainda durante a viagem de intercâmbio haverá uma assembleia geral do Bloco , no dia 8 de dezembro para discussão e balanço de atividades, além de palestra com Alfredo Albuquerque sobre a importância da representação estadual, visita técnica ao Hospital de Emergência de Atendimento ao Público (HUAP) para conhecer o Sistema Nacional de Serviços de Saúde (SNSS) e excursão à estrutura administrativa e histórica de Santiago.
No encerramento das atividades, está prevista uma reunião na Embaixada do Brasil no Chile com o embaixador Paulo Roberto Soares sobre relações institucionais e cooperação bilateral entre os dois países. “O permanente intercâmbio legislativo nacional e internacional faz parte das metas da atual diretoria do bloco brasileiro da UPM e possibilita a atualização e a troca de experiências em torno de boas práticas de gestões públicas e atividades parlamentares”, resume Ivan Naatz.
* Foto anexa ( Divulgação )