DEPUTADOS INICIAM COMPROMISSOS OFICIAIS EM MISSÃO NA COREIA DO SUL

0
100

Nesta segunda-feira, 20 de maio, iniciou a missão pluripartidária da União Interamericana de Parlamentares (UNIPA) em Seul, na Coreia do Sul, liderada pelo deputado estadual Ivan Naatz (PL), com a participação dos deputados catarinenses Mário Motta (PSD), Fabiano da Luz (PT), Altair Silva (PP), Marcius Machado (PL), Fernando Krelling (MDB), e Rodrigo Minotto (PDT). No primeiro dia de agenda, os parlamentares tiveram reunião na Embaixada do Brasil em Seul e na Assembleia Nacional da República da Coreia.

Os compromissos oficiais começaram com uma bela surpresa. A embaixadora brasileira na Coreia do Sul, Márcia Abreu, tem uma relação especial com Santa Catarina: o pai, Alcides Abreu, é catarinense e foi um dos mais importantes nomes para o desenvolvimento do estado. Além de professor, advogado, economista, jornalista, escritor, a história de Alcides Abreu foi marcada ainda pela elaboração do Plano de Governo de Celso Ramos, o que fez de Santa Catarina o primeiro estado a ter um planejamento plurianual. Alcides foi ainda responsável pela criação de instituições como a Udesc, a Celesc, o BRDE e o Besc.

A filha, Márcia de Abreu, que comanda a Embaixada do Brasil na Coreia do Sul, mostrou ter herdado a inteligência, perspicácia e o conhecimento do pai ao recepcionar os catarinenses com uma verdadeira aula sobre o país asiático, sobre as melhorias que o Brasil precisa realizar para estreitar ainda mais as relações comerciais entre as duas nações, e sobre os desafios que a Coreia enfrenta nos dias atuais.

A Coreia do Sul que, recentemente, ganhou mais visibilidade em todo o mundo devido aos doramas, séries de origem asiática que se tornaram um fenômeno nas maiores plataformas de streaming, também se destaca por ser um dos maiores produtores de proteína vegetal para rações importadas pelo Brasil.

A embaixadora enfatizou ainda que a educação foi a grande responsável pela mudança da Coreia do Sul nestes últimos 30, 40 anos. No entanto, compartilhou que hoje a educação está sendo repensada por exigir muito dos estudantes coreanos. Desta forma, estão estudando formas para que a saúde mental seja melhor trabalhada e que as novas gerações não recebam tanta pressão.

Além disso, Márcia Abreu alertou sobre a importância de melhorar as estradas brasileiras, condição fundamental para aumentar o potencial para atrair investimentos estrangeiros, e deixou as portas abertas para que entidades catarinenses, como a Fiesc e outras, criem mecanismos para que as startups organizem comitivas para a promoção do intercâmbio e, inclusive, financiamento sul-coreano.

Na Assembleia Nacional da República da Coreia, o deputado Yoo Dong Soo também surpreendeu os parlamentares catarinenses ao citar um pouco da história de cada um e fez questão de prestar solidariedade ao povo gaúcho, mostrando estar ciente das inundações que afetaram o Rio Grande do Sul. Por fim, encerrou o encontro recitando uma poesia da escritora brasileira Martha Medeiros, valorizando o fato de os brasileiros terem viajado de tão longe para conhecer e aprender com as boas ações e iniciativas da Coreia do Sul.

Além de deputados de outros estados do país, integram a missão e comitiva da Unipa, os deputados catarinenses Fernando Krelling (MDB) , Marcius Machado (PL) Rodrigo Minotto (PDT), Altair Silva PP) , Mário Motta (PSD) e Fabiano da Luz (PT).

Programação

Nos dias seguintes, os parlamentares catarinenses visitam a LG Headquarter para encontro sobre a instalação da fábrica no município de Garuva, em Santa Catarina, e a Korean Vacational College of International & Technology, reconhecida como a melhor escola superior técnica especializada em tecnologia da informação.

A agenda inclui ainda visitas a escolas públicas, ao Ministério da Justiça, à Samsung Biologics, maior fabricante do mundo no setor biofarmacêutico em um único lugar, à Korea University Anan Hospital, que implementou o sistema de saúde público multiespecializado, considerado um modelo perfeito da medicina do século XXI, à startup Edtech TIIID que utiliza inteligência artificial (IA) para tornar o aprendizado mais eficiente e à Polícia Metropolitana para conhecer os sistemas que garantem a segurança do país.

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui