Yamandú Orsi , de 57 anos , foi eleito o novo presidente do Uruguai neste último domingo, 24 de novembro. Com o apoio do ex-presidente José “Pepe” Mujica, ele venceu o candidato da coalização de direita Álvaro Delgado no segundo turno das eleições presidenciais uruguaias.
Com esse resultado, o Uruguai voltará a ter um presidente de esquerda após cinco anos. Em 2020, Tabaré Vázquez, que também havia sido apoiado por Mujica, encerrou seu mandato e passou a presidência para Luis Alberto Lacalle Pou, de direita. Lacalle Pou apoiou Delgado nesta eleição. Delgado foi seu secretário na Presidência.
Ao falar sobre suas metas de governo, o ex-professor de história e futuro presidente do Uruguai ,também fez referência ao bloco comercial do Mercosul, formado por Paraguai, Argentina e Brasil, expressando seu objetivo de buscar um “equilíbrio complexo e imprimir mais dinamismo”.
A avaliação de diplomatas e assessores da presidência da República do Brasil, é de que o retorno da esquerda ao comando do país diminui divergências dentro do Mercosul. O presidente Luis Alberto Lacalle Pou, de centro-direita, vinha reclamando de protecionismo econômico e defendia acordos bilaterais fora do bloco comercial.
A expectativa é de que Orsi tenha um posicionamento mais alinhado ao do Brasil, sobretudo em manter a unidade. Ou seja, uma postura mais crítica à Argentina de Javier Milei, que tem defendido mudanças no Mercosul. Por exemplo: a diminuição do Instituto de Direitos Humanos.
O atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, alimentou tensões com outros membros do Mercosul com os seus planos para acordos comerciais fora do bloco, incluindo a China. Os críticos do Mercosul dizem que este impede o Uruguai de aumentar as suas exportações de produtos como carne bovina e soja.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já manteve um contato rápido com o candidato eleito no Uruguai Yamandú Orsi (Frente Ampla, centro-esquerda) para dar os parabéns pela vitória e marcar um encontro com ele às margens da cúpula do Mercosul, que acontecerá em Montevidéu de 5 a 6 de dezembro. ( Com informações da CNN Brasil e Poder 360).
Novembro 2024
Foto : Yamandu Orsi, 57 anos, de tendência esquerda, será o novo presidente do Uruguai. ( Divulgação).