Iniciado movimento pela criação da Ferrosul: ligação ferroviária entre os estados do RS, SC, Paraná e Mato Grosso do Sul

0
58

Os governadores do Sul do país iniciaram uma mobilização para debater a questão das ferrovias dos quatro estados e ter uma ligação comum entre todos via o projeto Ferrosul. O movimento vem sendo liderado pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que , no começo do mês de julho, reuniu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck.

O grupo decidiu criar uma comissão oficial para participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e defender os interesses comuns. Cada estado vai indicar os representantes que vão trabalhar nos planos de ação. “Foi decidido que nós vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada. Baseada em uma carta, dizendo a intenção dos quatro governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. Só assim nós entendemos que vamos de uma vez por todas fazer o assunto andar. Entendemos que isso é vital para a nossa economia. Por isso tomamos essa iniciativa”, resumiu o governador Jorginho Mello.

A comissão de representantes dos estados vão trabalhar o mapa ferroviário das unidades federativas, naquilo que é convergente para a comissão e definir a espinha dorsal fundamental da Ferrosul, para o desenvolvimento ferroviário no Sul.

“A união desses quatro estados vai mudar totalmente a nossa capacidade de negociação. Eu tenho certeza que muitos atores do setor trabalhavam com a nossa divisão e agora todos vão saber que nós temos quatro estados que são muito importantes para o país, estados que têm uma grande capacidade de desenvolvimento econômico e que vão estar unidos para discutir a malha ferroviária. A verdade é que os nossos estados não têm recebido há décadas a atenção que merece no que diz respeito a sua eficiência logística”, avalia o Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC, Beto Martins.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, mostrou a situação da malha ferroviária gaúcha e os benefícios da união em torno do tema. “Promovemos uma integração de visões entre os nossos estados, os três estados que integram a região Sul, somado o Mato Grosso do Sul. Porque infraestrutura e logística é crítico para a gente poder sustentar o desenvolvimento econômico”,analisou Leite.

• Comunicação – Julho 2025
• Foto : Governo de Santa Catarina iniciou movimento com reunião em Florianópolis ( Roberto Zacarias / SECOM-SC).

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui