Parlamento Catarinense defenderá modelo produtivo do Estado na COP 30

0
6

O modelo produtivo catarinense será defendido na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). Na avaliação do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), coordenador da Frente Parlamentar da COP30 da Alesc, Santa Catarina é reconhecida pela “capacidade de gerar desenvolvimento mantendo altos índices de preservação ambiental”.

As três propostas que SC irá defender serão a compensação financeira para produtores que preservam áreas verdes; incentivos fiscais para quem investe em energia limpa e renovável e compensação ambiental para municípios com áreas preservadas, com recursos destinados ao saneamento básico e proteção hídrica

As sugestões foram construídas em parceria com o setor produtivo catarinense, por meio de encontros realizados em diferentes regiões do estado, reunindo produtores, especialistas, cooperativas, entidades empresariais e gestores municipais.

De acordo com dados do Monitoramento da Cobertura Florestal de Santa Catarina (Monitora/SC), 38% do estado é coberto por matas nativas, enquanto cerca de 30% do PIB do estado é proveniente do agronegócio, conforme a Epagri.

“Santa Catarina prova, com resultados concretos, que produzir e preservar podem caminhar juntos. Vamos defender esse modelo na COP30, valorizando quem investe em energia limpa, quem protege nossas áreas verdes e quem produz com responsabilidade”, afirma o deputado Mauro De Nadal.

Já a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) terá espaço logo na abertura, com estande na “Zona Verde”, no pavilhão da Assembleia Legislativa do Pará, entre os dias 11 e 12, com painéis relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

• Comunicação – Em 07-11- 25
• Foto : Pequenas propriedades de SC preservam a mata nativa que cobre quase 40% do Estado. ( Divulgação).

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui