Brasil sediará reunião de ministros de Cultura e de Turismo do Mercosul

0
209
País receberá ministros do Turismo, em outubro, será o ponto de encontro dos ministros da Cultura, em novembro

Nos próximos meses o Brasil será sede de duas importantes reuniões entre ministros de Cultura e de Turismo do Mercosul – bloco de cooperação e integração formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de outros países associados. Em outubro, receberá representantes e ministros do Turismo do grupo.

Na oportunidade o BLOCO BRASILEIRO DA UPM vai entregar um documento contendo atenção para alguns pontos estratégicos para fortalecimento do setor. As demandas do documento,  serão coletadas com os parlamentares membros do bloco.

Já em novembro, está prevista uma reunião entre os ministros da Cultura. Na pauta dos encontros estão a promoção dos setores e a harmonização de protocolos de biossegurança entre as nações.

As reuniões acontecem duas vezes por ano e, desde o início da pandemia, será a primeira vez que serão realizadas de forma presencial. “O Brasil tem orgulho em receber os ministros de Turismo e de Cultura, oportunidade em que poderemos demonstrar a preparação do nosso país para a retomada das atividades turísticas, impulsionada pelo avanço na vacinação e a adoção de protocolos de biossegurança”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Durante a reunião de ministros do Turismo, entre os temas estão a harmonização de protocolos de biossegurança, a promoção turística conjunta – incluindo circuitos ligados ao turismo de natureza – e a integração turística do Caminho dos Jesuítas da América do Sul. O reconhecimento do percurso como um roteiro religioso pelo Vaticano, inclusive, foi tema de um encontro, na última semana, entre o ministro Gilson Machado Neto e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, que discutiram a solicitação de uma audiência com o Papa Francisco sobre o assunto.

O Caminho dos Jesuítas é um dos principais corredores turísticos da América do Sul, passando por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, totalizando 55 sítios do patrimônio jesuítico. O Caminho oferece inúmeras experiências aos visitantes ao longo do itinerário que a Companhia de Jesus seguiu por cerca de 200 anos para se estabelecer no chamado “Novo Mundo”. No Brasil, o roteiro é composto por 26 municípios localizados no Rio Grande do Sul, englobando, por exemplo, as ruínas de São Miguel das Missões, declaradas em 1983 como Patrimônio Mundial Cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO).

Já a reunião de ministros da Cultura, prevista para novembro, deve tratar, por exemplo, de temas relacionados à economia criativa e indústria cultural, diversidade cultural e o patrimônio cultural.

Atualmente, o Brasil detém a presidência “pro tempore” do Mercosul. A cada semestre a presidência do bloco é exercida por um país, segundo o critério de rotação alfabética.

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui