Argentina e Santa Catarina ampliam parcerias e relações comerciais

0
221

O presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul-UPM, deputado Ivan Naatz (PL-SC), juntamente com sua equipe técnica e assessoria, vem acompanhando o processo de estreitamento das relações comerciais entre Santa Catarina e a Argentina , dinâmica que pode servir como referência para outros estados do país .
A ampliação destas relações tiveram mais uma etapa nesta última terça-feira (10),em Florianópolis, com a assinatura de acordos com a Acats (Associação Catarinense de Supermercados) e uma empresa de logística do Estado, e o anúncio para início das ações da Camarbra (Câmara de Comércio Argentino Brasileira), sediada no Estado de São Paulo, em solo catarinense.

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, participou de encontros com empresários e autoridades locais, além do governo do Estado. Para estreitar as relações foi realizada uma rodada de negócios do setor de alimentos, organizada pelo consulado argentino em Florianópolis, com 25 empresas do país vizinho. Santa Catarina é o terceiro mais parceiro comercial da Argentina no Brasil –fica atrás apenas de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

O embaixador destacou que foi um encontro de negócios do setor de alimentos realizado com muito êxito, com empresários brasileiros e argentinos que vieram especialmente a Florianópolis motivados por incentivo à política pública, mais competividade e força do comércio bilateral. Avaliou ainda que esse acordo comercial é importante porque ambos tiveram problemas como desemprego e queda na economia depois do impacto da pandemia. E que “nesse contexto internacional teremos que trabalhar juntos e juntos somos mais fortes. Juntos somos uma potência alimentar e industrial”.
Um bom exemplo de relação comercial entre Argentina e Santa Catarina é a província de Mendonza, com tradição de vinhos, que selecionou o Estado como um braço logístico de distribuição do produto em todo o Brasil. E no setor de turismo, Florianópolis tem sido o principal destino turístico dos argentinos.

COOPERAÇÃO – Durante a passagem do embaixador pela Capital catarinense também houve um encontro com representes das principais entidades empresariais do Estado para anunciar Rodrigo Prisco como representante de Santa Catarina na mais antiga câmara de comercio argentino-brasileira em atividade. Com a experiência acumulada em nossa Câmara do Comércio vamos criar um modelo inovador, eficiente, efetivo, onde teremos um diretor ligado à nossa Câmara aqui em Florianópolis para entender, conhecer e servir ao mercado local”, explicou o presidente da Camarbra, Federico Servideo.

Segundo Prisco, a intenção da Camarbra em Santa Catarina é de colaborar com a experiência nessa relação bilateral entre Argentina e Brasil. “Junto com as entidades locais vamos interagir com o nosso ecossistema institucional para poder então gerar mais e melhores negócios entre os dois países. O principal desafio é trabalhar com a cooperação. Acho que a palavra chave é essa”, emendou o representante catarinense da Câmara de Comércio.

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, assinou dois acordos referentes à logística por meio de um programa que visa a melhorar a competitividade dos produtos argentinos no Brasil através de parcerias com sócios relevantes e a difusão de produtos argentinos nos supermercados catarinenses.

Facebook Comments Box

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui