No período de 6 a 15 de junho de 2015, uma comitiva da União Interamericana de Parlamentares (Unipa) , liderada pelo presidente , deputado Dr. George Lins participou de uma missão de estudos políticos e intercâmbio parlamentar, visitando parlamentos ,orgçaos e instituições estratégicas das cidades de Estocolmo e Londres, capitais políticas da Suécia, Inglaterra e Reino Unido.
O objetivo foi o de ampliar cada vez mais o conhecimento e a troca de experiências com os países onde a saúde pública é referencia mundial. Caso da Suécia, onde foi verificado o funcionamento do sistema de saúde Sueco, desde a elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde, o acesso do cidadão, como funciona no dia-a-dia, a forma como é realizado o custeio, a organização interna, até os prazos para os atendimentos e procedimentos. Em Londres, a comitiva participou do evento AI Summit London 2025, como forma de buscar informações acerca da Inteligência Artificial, para adaptação em melhorias nacionais nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana. Também houve visita às embaixadas para aulas de geopolítica.
Saúde em foco
A programação incluiu reunião na Embaixada do Brasil em Estocolmo, com a Embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, Gustavo Garrido, Conselheiro e Ana Assis, Assistente Superior Técnico, onde os integrantes da missão da UNIPA foram recepcionados, explanaram sobre os objetivos da entidade e participaram de uma palestra proferida pela embaixadora sobre geopolítica, a história da Suécia, o sistema de cooperação Brasil/Suécia e sobre a economia local.
A comitiva também visitou o Conselho Nacional de Saúde e Bem estar (Socialstyrelsen), onde foram recebidos por Thomas Lindén, Diretor do Departamento de Saúde e Cuidado Médico, e por Sofia Von Malortie, Chefe da Unidade, ocasião em que conheceram todo o sistema de funcionamento da saúde pública da Suécia, incluindo o papel do Conselho Nacional de Saúde e bem estar. Também houve explanações sobre como a Suécia é governada, visão do sistema de saúde, financiamento e funcionamento geral. Ao aderir à UE (União Europeia) em 1995, a sociedade sueca ganhou um nível de governança: o nível europeu. Como Estado membro, a Suécia implementa regulamentação da UE e participa do processo de tomada de decisões. O Riksdag (Parlamento) é eleito a cada quatro anos e tem o poder legislativo. O governo faz cumprir as decisões do Riksdag e desenvolve propostas de novas leis ou emendas à legislação. Os órgãos governamentais implementam as decisões tomadas pelo Riksdag e pelo governo, e agem de forma independente de acordo com as diretrizes do governo.
Estrutura governamental
A Suécia é dividida em 21 regiões. As regiões são responsáveis pela saúde e pelo atendimento médico. As atividades são financiadas principalmente por impostos municipais e, até certo ponto, por taxas e subsídios governamentais. A Suécia é dividida em 290 municípios e estes são responsáveis por escolas, pré escolas, atendimento a idoso e as pessoas com deficiência, serviços individuais e familiares, estradas, abastecimento de água e sistema de esgoto e infraestrutura em geral. As atividades são financiadas principalmente por impostos municipais e, em parte por subsídios e taxas parlamentares. A responsabilidade pelos serviços sociais e de saúde é descentralizada na Suécia, sendo dividida em Nível Nacional, Regiões (21) e Municipais (290), cada um sendo responsável por gerenciar e priorizar seus próprios recursos de saúde. O sistema de saúde é financiado principalmente por impostos, 32% pagos sendo 20% para o município e 12% de impostos regionais. A contribuição dos empregadores para os seguros sociais como auxilio doença, licença parental e pensões, a porcentagem é de 31,4% do custo salarial. O sistema foi projetado para ser universal, oferecendo serviços de saúde a todos os residentes que tenham um número de identidade pessoal sueco. Embora seja financiado em grande parte por recursos públicos, há alguma taxas para pacientes que são definidos por cada região e varia em todo o país, em caso de procedimentos estéticos, não custeados pelo governo. Os serviços nacionais de saúde são públicos e privados, sendo privado serviços de saúde prestados por uma empresa sob contrato com o conselho do condado, a autoridade local ou o município. No caso desse contrato, o custo do atendimento medico privado e público é o mesmo. Já os serviços de saúde prestados por uma empresa privada sem contrato com o conselho de saúde, o paciente é responsável por pagar o custo total do atendimento. O Conselho de Saúde, fornece garantia de assistência médica que inicia com o contato com o centro de saúde, avaliação médica em até 3 dias, consulta com um medico especialista em até 90 dias (não é permitido ultrapassar esse prazo), e o tratamento ou cirurgia é feita dentro desses 90 dias (assim que a necessidade e atendimento for determinado). Desta forma, o Conselho de Saúde e Bem Estar, protege a saúde, o bem estar e a igualdade de acesso igualitário a bons serviços e saúde e assistência social. Trabalha para garantir bons serviços sociais e de saúde, por meio de orientação por regras, conhecimento e subsídios governamentais e por meio de acompanhamento e avaliações.

PARLAMENTO SUECO – No segundo dia de atividades, foi realizada uma visita ao Parlamento Sueco, ocasião em que a comitiva teve a oportunidade de conhecer o plenário, tanto dos deputados quanto do Senado, onde as sessões e votações ocorrem. A recepção foi feita por Nils Seye Larsen, Deputado pelo Partido Verde sueco, que proferiu palestra sobre a composição e funcionamento do parlamento sueco.
Conhecido como Riksdag, o parlamento é um órgão unicameral com 349 membros eleitos por sufrágio universal a cada quatro anos. É o principal órgão de representação do povo sueco e exerce o poder legislativo. O Riksdag é responsável pela função legislativa, decide sobre o orçamento do Estado e supervisiona a atuação do Executivo, sendo composto por membros eleitos de diferente partidos, com base na representação proporcional.
As eleições são realizadas no segundo domingo de setembro a cada quatro anos, e todos os cidadãos suecos com 18 anos ou mais tem direito a voto. Como o Parlamento também define as diretrizes a serem adotadas em diversos setores, é responsável pela regulamentação do sistema de saúde, pauta principal da visita a Suécia.
Nesse contexto, o parlamentar, que faz parte do Comitê de Assuntos Sociais do Riksdag, e é o novo porta-voz do Partido Verde para questões de direitos das pessoas com deficiência, compartilhou sua experiência com a saúde pública. Este ano marca 20 anos desde que ele sofreu uma lesão no pescoço em um acidente automobilístico enquanto era estudante em Umeå. Ademais, ele atribui a sua presença atualmente no Parlamento aos serviços prestados pela saúde pública e pela assistência social da Suécia.
A assistência recebida na ocasião do referido acidente deu-lhe a chance de recuperar sua vida, significando que agora ele pode realizar seu sonho de infância, apesar da sua deficiência. Outrossim, abordou o trabalho do Parlamento para mitigar as dificuldades enfrentadas pelas populações do extremo norte de receberem os serviços serviços de saúde. Por conta da localização remota, núcleos regionais de saúde não se desenvolvem com a meama facilidade e rapidez quanto nos grandes centros, além de enfrentar os desafios de manter profissionais qualificados nessas longínquas localidades.
Essa semelhança com as dificuldades enfrentadas no Brasil ampliou o diálogo com a delegação, sinalizando para um maior aprofundamento em eventuais pontos de apoio para a melhoria de tais condições.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – PALESTRAS EM LONDRES No terceiro dia, já em Londres/Reino Unido, a comitiva da Unipa participou da Abertura do AI Summit London 2025 e visita aos stands, bem como de palestras como a do Plano de Ação de Oportunidades de IA do Reino Unido, debatendo como o governo irá atuar com a indústria e outros entes para reforçar a posição do Reino Unido como um líder global em Inteligência Artificial.
Outra tema abordado foi a descarbonização impulsionada por IA: a jornada do operador do sistema nacional de energia com foco na aplicação do caso, sustentabilidade e Impacto Social. Também foi dois discutido o tema da Inteligência Artificial na questão de equipes , remodelando a contratação, a qualificação e a produtividade da força de trabalho e sobre como os líderes de RH e a liderança empresarial podem aproveitar todo o seu potencial.
O painel analisou as estratégias que impulsionam a adoção da IA, a adaptabilidade da força de trabalho e a inovação, garantindo que as organizações permaneçam competitivas ao mesmo tempo em que promovem um ambiente de trabalho dinâmico e baseado em IA.

No quarto dia de trabalho prosseguiram as palestras no AI Summit, abordando as Perspectivas da Defesa sobre o Aproveitamento das Oportunidades da IA com foco nos avanços para impulsionar a excelência operacional, o crescimento econômico e a liderança tecnológica do Reino Unido permitindo, inclusive, uma implantação mais rápida e ágil de tecnologias de ponta nas Forças Armadas dos países integrantes. Foi uma oportunidade também de conhecer estratégias para permanecer competitivo, promover a inovação e aproveitar todo o potencial da IA para impulsionar o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Já no quinto dia de trabalho, a comitiva da Unipa, foi recebida pelo Embaixador do Brasil em Londres, Antonio de Aguiar Patriota. Na ocasião, foi tratado da celebração dos 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e a Inglaterra, e seus reflexos econômicos e culturais. Atualmente, os principais interesses comerciais entre Brasil e Reino Unido envolvem acordos bilaterais, aumento do fluxo de comércio e investimentos, e parcerias em áreas como tecnologia e agricultura.
O Reino Unido busca expandir suas relações comerciais com o Brasil, especialmente após o Brexit, e ambos os países estão explorando acordos de livre comércio e outras formas de cooperação para impulsionar seus fluxos comerciais e investimentos.Dentre as principais áreas de interesse, o Reino Unido tem demonstrado entusiasmo com os produtos agrícolas brasileiros, especialmente a carne. Tal possibilidade encontra-se cada vez mais tangível, já que o país se encontra livre de qualquer embargo europeu após o Brexit.
Já o Brasil tem buscado parcerias com o Reino Unido para impulsionar a digitalização do setor público e atrair investimentos em setores como tecnologia da informação, desenvolvimento sustentável e indústria criativa, abrindo espaços para o Amazonas dentro dessa perspectiva. Com base nos contatos e conhecimentos adquiridos, além de troca de experiências, a direção da Unipa considerou que a missão alcançou os objetivos propostos, gerando muitos subsídios e informações aos parlamentares para futuros projetos e ações no Brasil.









